A edição 370 do Jornal TEMPOÉTICA traz como destaques momentos de celebração, mudanças estratégicas e ações em prol da educação e do meio ambiente, reforçando o protagonismo de Itabira e região em diferentes áreas.
Educação e Cidadania:
A jovem Maria Cristina Oliveira da Silva, estudante do Colégio Nossa Senhora das Dores, conquistou o 1º lugar nacional no 13º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU). Com o tema “Cidadania Digital para a Democracia”, a competição envolveu mais de 2 mil escolas e 12 mil professores de todo o Brasil. Em cerimônia realizada no dia 9, Maria Cristina recebeu um certificado e um notebook como premiação, emocionando o público ao agradecer o apoio da família, professores e amigos. A CGU destacou a importância do concurso como ferramenta de formação de cidadãos críticos, conscientes e éticos.
Gestão Empresarial:
A CENIBRA, referência no setor de celulose, anunciou sua nova Diretoria Executiva, que assume a partir de abril de 2025. O engenheiro Júlio Ribeiro passa a ocupar o cargo de Diretor-Presidente Executivo, sucedendo Takashi Nakajima, que assume como Diretor-Presidente Corporativo. A nova diretoria também é composta por Shingo Matsukura (Diretor Administrativo e Financeiro), Leandro Dalvi (Diretor Técnico, Industrial e Florestal) e Jun Yoshino (Diretor Comercial). A escolha de nomes com forte vínculo com a trajetória da empresa reflete um movimento de valorização de talentos internos e de reforço ao compromisso com inovação, sustentabilidade e responsabilidade corporativa. A nova gestão já iniciou a implementação do Plano Estratégico 2024-2033, focado em diversificação, bioinovação e energias renováveis.
Meio Ambiente:
A CENIBRA também marcou presença na área ambiental com a realização da primeira soltura de jacutingas no Parque Estadual do Rio Doce, como parte das comemorações dos 35 anos do Projeto Mutum, desenvolvido em parceria com a Sociedade de Pesquisa e Manejo da Fauna Silvestre (CRAX). A ação é um marco importante para a conservação da Mata Atlântica, especialmente de aves ameaçadas como a jacutinga, o mutum-do-sudeste, a jacupemba e a jacucaca. A iniciativa reforça o compromisso da empresa com a preservação da biodiversidade e a educação ambiental. As aves soltas passaram por período de reabilitação na Fazenda Macedônia, em Ipaba (MG), antes de serem reintroduzidas ao seu habitat natural.
Leia a edição completa do Jornal Tempoética – Abril de 2025 (nº 370) 2° Quinzena: TEMPOETICA 370 pg3e4