Cultura Moradores de Ipoema ajudam a transformar Museu da Pharmácia com murais de grafite

O Museu da Pharmácia, em Ipoema, está de cara nova. O espaço cultural ganhou mais cor, arte e identidade com os murais de grafite pintados no portão de entrada e nas paredes do jardim. As pinturas são resultado do projeto Arte no Muro, iniciativa do Museu da Pharmácia com produção da Fino Trato e apoio da Vale.

 

A transformação do espaço contou com a participação de alunos da Escola Estadual Manuel Soares e moradores da comunidade, que participaram da Oficina de Grafite ministrada pela artista Lu Bicalho. Além de aprender técnicas de grafite e muralismo, os participantes colaboraram nas pinturas que mudaram a paisagem do museu.

 

“Nosso espaço ganhou novas cores e histórias. Fico orgulhoso de ver que essas pinturas valorizam nossos saberes, tradições e ajudam a preservar nossas memórias e identidade cultural”, destaca o responsável pelo Museu da Pharmácia, Tomás Silveira.

 

Para a produtora do Arte no Muro, Leila Cunha, o processo coletivo é um dos grandes diferenciais da iniciativa. “O mais bonito é que essa transformação aconteceu a muitas mãos. Oferecemos um espaço de encontro entre artistas e comunidade e a comunidade abraçou. É lindo ver que essas pinturas trazem um toque especial da comunidade, que ajuda a contar sua própria história”, afirma.

 

Os murais criados por Lu Bicalho foram inspirados na história do Museu da Pharmácia e em seu acervo. As pinturas destacam a figura do farmacêutico José Gomes da Silveira, que dá nome ao espaço, além de elementos ligados ao universo das antigas boticas: instrumentos, livros, utensílios e objetos utilizados pelos boticários responsáveis pelos primeiros serviços farmacêuticos do país.

 

Visite o Museu

O Museu da Pharmacia José Gomes da Silveira oferece visitas guiadas gratuitas para escolas, educadores, estudantes, turistas e comunidade em geral. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (31) 98568-1760, com Tomás Silveira. O espaço funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 18h. E aos domingos e feriados, das 8h às 12h. Mais informações pelo instagram @museudapharmacia.

 

Localizado na Rua Francisco Afonso, 38, no Centro de Ipoema, o museu abriga um importante acervo histórico de origem familiar. Entre as peças expostas estão instrumentos, mobiliários, livros, ferramentas e utensílios que remontam às antigas boticas brasileiras, proporcionando ao público uma verdadeira viagem pela história da farmácia e dos primeiros serviços farmacêuticos do país.

 

Equipe do projeto

O Arte no Muro é uma iniciativa da Associação Museu da Pharmacia, com idealização e coordenação de Tomás Silveira. A direção de produção é da Fino Trato, com produção de Leidiane Oliveira e direção de arte e redes sociais de Yasmim Silveira. A equipe conta ainda com oficinas conduzidas por Yasmim Silveira e Sávio Tarso, coordenação dos murais artísticos por Lu Bicalho e colaboração dos grafiteiros Lourena Satelits, Yure Skaw, Cisco e Rellyson 27. O registro audiovisual é de Naga, fotografias de Nilmar Lage, assessoria de imprensa e mídias sociais de Rômulo Amaral e gestão financeira de Alexandra. As visitas guiadas são realizadas por Tomás Silveira e André Silva.

Fotos: Nilmar LAge