Fluminense garante vaga na semifinal do Mundial de Clubes e mantém sonho do título inédito

Tricolor vence nos Emirados Árabes e vai enfrentar europeu em jogo decisivo


Foto: Reprodução/FIFA

O Fluminense confirmou nesta terça-feira (8) a classificação para a semifinal da Copa do Mundo de Clubes, realizada nos Emirados Árabes Unidos. O tricolor carioca derrotou o Al Ahly, do Egito, por 2 a 0, em partida disputada no Estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, e agora vai enfrentar o Manchester City, campeão europeu, por uma vaga na grande final.

O jogo foi tenso e equilibrado no primeiro tempo, mas o Fluminense soube impor seu ritmo e explorou o toque de bola característico para abrir o placar aos 15 minutos do segundo tempo, com Cano, artilheiro do time. Já nos acréscimos, Jhon Arias aproveitou contra-ataque para ampliar e garantir o triunfo.

“Estamos muito felizes. Sabemos que agora vem o jogo mais difícil, contra o City, mas vamos entrar com a mesma coragem e o mesmo futebol que nos trouxe até aqui”, disse o técnico Fernando Diniz, em coletiva.

A campanha marca um momento especial para o clube das Laranjeiras, que disputa o Mundial pela primeira vez, após a histórica conquista da Copa Libertadores em 2023. A torcida tricolor tem comparecido em peso, com milhares de brasileiros viajando aos Emirados para apoiar o time.

Do outro lado da chave, o representante asiático Urawa Red Diamonds, do Japão, encara o Monterrey, do México, em busca da outra vaga na final. Caso avance, o Fluminense poderá protagonizar um duelo histórico contra o City, que é considerado favorito, mas que já demonstrou vulnerabilidades em jogos recentes.

Além do prestígio esportivo, o Mundial representa oportunidade financeira importante. O campeão deve embolsar aproximadamente US$ 5 milhões, valor que pode reforçar o caixa do clube carioca para 2025.

A semifinal entre Fluminense e Manchester City está marcada para sábado (12), às 15h (horário de Brasília). O jogo terá transmissão ao vivo para o Brasil e promete parar o país, reacendendo o sonho de ver uma equipe brasileira campeã do mundo, feito que não ocorre desde o título do Corinthians em 2012.

“É a realização de um sonho. Vamos com tudo, acreditando até o fim!”, disse o torcedor Carlos Henrique, que viajou do Rio para acompanhar o Flu em Abu Dhabi.