SINTSEPMI aguarda resposta completa da Prefeitura para finalizar proposta de Acordo Coletivo

Sindicato cobra definições sobre reajuste no cartão-alimentação e demais pautas dos servidores

Itabira – O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Itabira (SINTSEPMI) aguarda o envio do restante da contraproposta da Prefeitura para dar continuidade à negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2025/2026. Em ofício enviado no dia 4 de abril, o governo municipal formalizou apenas a proposta de recomposição salarial com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulado dos últimos 12 meses, que corresponde a 4,77%.

Entretanto, a resposta não inclui informações detalhadas sobre o reajuste do cartão-alimentação, um dos pontos centrais da pauta de reivindicações dos servidores. A Prefeitura afirmou que essa questão será analisada separadamente, com reuniões específicas a serem agendadas entre o sindicato e representantes da administração.

De acordo com o SINTSEPMI, a proposta financeira apresentada será discutida em assembleia a ser convocada nos próximos dias. A direção sindical ressalta, contudo, que a pauta do Acordo Coletivo busca não apenas a recomposição inflacionária, mas também um ganho real para os servidores, especialmente diante das perdas acumuladas em anos anteriores.

Além disso, o sindicato informou que outras reivindicações seguem em análise pela Prefeitura. “Continuam sendo avaliadas criteriosamente e, por se tratarem de assuntos gerenciais, serão agendadas reuniões entre as partes para reanálise e possíveis adoções de medidas apartadas”, cita trecho do ofício da Secretaria Municipal de Administração e Governança.

O SINTSEPMI reforça que aguardará a consolidação do valor a ser ofertado para o cartão-alimentação antes de colocar a proposta final para deliberação dos servidores em assembleia.