Morte de três servidores da Itaurb mostra urgência na adoção de ações preventivas à covid 19

 

 

O SINTSEPMI recebeu a informação de que três servidores da Itaurb morreram e que haveria outros em estado grave. A diretoria do sindicato vem cobrando da Prefeitura de Itabira, reiteradamente, sobre a necessidade de adoção de medidas adequadas de prevenção a esses servidores que permanecem expostos ao vírus juntamente com o lixo de toda a cidade.

As primeiras cobranças aconteceram logo no inicio da pandemia, quando havia a necessidade de testagem de todos os servidores, não apenas aquelas que estão diretamente lidando com pacientes da doença. Lamentavelmente, não houve resposta sobre essa demanda.

Posteriormente foi feita uma cobrança destinada à diretoria da Itaurb, devido ao contato direto dos servidores com o lixo contaminado de toda a cidade. Lamentavelmente, a testagem sugerida nunca foi realizada.

Em oficio enviado ao SINTSEPMI, o diretor-presidente da Itaburb, Danilo Alvarenga, deixou claro que não haveria a possibilidade de vacinação dos servidores da empresa, devido o protocolo de vacinação que aponta quais seriam as prioridades para receber o imunizante. Funcionários da limpeza urbana não constavam da lista prioritária, segundo ele.

No mesmo oficio, ele informa que a Itaurb está tomando todas as providencias ara evitar a proliferação da doença entre os servidores. Mas infelizmente o sindicato recebeu informações de que a Itaurb estaria distribuindo álcool que não seria adequado para a higienização contra a covid, tendo uma concentração inferior ´s recomendada pela OMS, que seria de 70%.

Mais uma vez enviamos ofícios cobrando a testagem dos servidores e a distribuição de material adequado à higienização dos servidores. Cobramos ainda que fosse dada a equidade de tratamento ao garantir aos servidores dos distritos a mesma carga horária especial definida pelos profissionais que atuam no meio urbano.

 

É urgente que continuemos cobrando e fiscalizando as medidas necessárias para tentar reduzir a proliferação do covid 19, entre os servidores. Precisamos evitar que esses profissionais, tão importantes para o funcionamento da cidade, possam desempenhar suas funções com a garantia de que vão conseguir retornas às casas ao final do dia com saúde. E sem contaminar seus familiares.