As crônicas de Andreia Donadon Leal
“Impressões sobre a Pandemia e outras crônicas” é mais uma comprovação do talento literário de Andreia Donadon Leal. Seus textos não se resumem a simples observações do cotidiano nem se rendem à banalidade com que as horas aparentemente transcorrem. Não. Eles afloram de uma percepção sofisticada e profunda da realidade circundante, capaz de levantar, da superfície em princípio plana e lisa dos dias, as suas rugosidades, as suas fissuras, e, sobretudo, as suas belezas, o seu sentido oculto, nela desvelando secretas camadas de poesia e transcendência. Por tudo isso, sua atuação como cronista pede dos leitores um olhar mais atento e perspicaz, que saiba enxergar nas entrelinhas e no não-dito, já que é feita também de silêncios e pausas.
De lirismo refinado, o livro que ora se oferece à fruição do público, é, ainda, importante registro histórico do tempo da peste e já nasce como documento a ser consultado pelas futuras gerações, quando elas se interessarem em conhecer como os corações mais delicados lidaram com o vírus e com as outras pragas que circularam pelo planeta em 2020. Sem temer temas difíceis como o medo, a solidão, a doença, o sofrimento e a morte, Andreia Donadon Leal não deixou o seu leitor sem perspectivas. Convicta da potência salvadora da Arte e da Liberdade de Expressão, alinhou-se claramente a elas para atravessar a noite escura do isolamento social. Refugiada em sua casa, nas Minas Gerais, ainda preservou outras atitudes fundamentais para vencer os males que atacaram a espécie humana, no ano que acabou agora: a empatia e a solidariedade aos mais vulneráveis e ao meio ambiente, sem esquecer a homenagem aos trabalhadores da Saúde, valentes guerreiros na batalha contra a pandemia.
“Vou colhendo frascos de esperança, mesmo que o caminho aponte para o precipício”, diz a cronista-poeta, aceitando, resiliente e confiante, percorrer a trilha mais do que nunca instável e fascinante que se abre à jornada humana sobre a Terra na atualidade. Seguimos com ela, levados por sua inteligência e sua sensibilidade.
Belo Horizonte, 06 de janeiro (Dia de Reis), 2021. Rogério Faria Tavares – Jornalista. Doutor em Literatura. Presidente da Academia Mineira de Letras.
Andreia Donadon Leal. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto, Poeta, contista e artista plástica. Pós-graduada em Artes Visuais, Cultura & Criação. Mestre em Literatura e Cultura na Universidade Federal de Viçosa. Medalha Antônio Olinto, 2010 – UBE-RJ. Membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais. Membro Benemérito da Academia Feminina Mineira de Letras. Membro da Academia de Letras do Brasil. Membro da Academia de Letras do Brasil – Mariana. Membro Efetivo correspondente da Academia de Letras Rio – Cidade Maravilhosa, Membro da Academia Maceioense de Letras, Membro da Academia Cachoeirense de Letras. Membro correspondente da Academia Brasileira de Poesia Casa Raul de Leone. Membro Efetivo da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores. Membro do Conselho Editorial do Jornal Aldrava Cultural. Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais – InBrasCI – MG. Membro Honorário da Academia de Letras e Artes do Estoril. Membro Honorário da Academia Internacional de Heráldica – Portugal. Membro Honorário da Tertúlia Rafael Bordalo Pinheiro – Portugal. Membro Honorário do Instituto de Estudos Histórico-Militares Napoleão I – Portugal. Membro Honorário da Divine Académie des Arts Lettres et Culture – Paris. Medalha de Ouro da Académie du Mérite et Devouemente Français. Premiada no Concurso Internacional de Artes Plásticas Antonio Gualda – 2006 (Granada – Espanha). Primeiro Lugar no Prêmio Cataratas de Poesia, 2006. Diploma do Prêmio Literário São Domingos de Gusmão – Freguesia de São Domingos de Rana – Portugal – 20 07. Menção Honrosa no 5º Concurso nacional de Contos Guemanisse – 2007. Representante de Minas Gerais no XII e XIII Circuitos Internacionais de Arte Brasileira – 2007/2008 (em 12 países – América, Ásia e Europa). Autora dos livros: quase! – senda 01. In: nas sendas de Bashô (2005). Cenário Noturno (poesia) 2007, Aldravismo – uma proposta de arte metonímica (20 09). Ventre 3. In: Ventre de Minas – 2009. Flora, amor e demência & outros contos – 2010. Essências – sonhos e frutos e luzes – 2011. Vias. In: Germinais – al dravias (2011). Organizadora do livro Lumens (20 11). Organizadora do livro Écrivains contemporains du Minas Gerais. Paris, 2011. Primeiríssimo lugar no Concurso Internacional de Artes Plásticas Antonio Gualda – 2008 (Granada – Espanha). O Livro das Aldravias (Org.) 2012). Depois de minha morte – romance (2012).
_____________________________________________________________________
Lançamento: 23/03 – 19h30min. CANAL INFORTEC. CEFET-MG. Coordenação do Professor Dr. Vicente Parreiras. Participação especial: Dr. Rogério Faria Tavares, Professor Emérito da UFOP e jornalista, J.B.Donadon Leal e da autora, Andreia Donadon Leal. CANAL INFORTEC- CEFET-MG.
https://m.youtube.com/channel/UChFcy-SQasfpxrbOpZEdkzQ/featured
Confirme participação de sua escola, associação ou academia de Letras.
Apoio: SECULT-MG. Governo de Minas – Editora Aldrava Letras e Artes. – Apoio institucional: ALACIB-MARIANA e Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes.
Peça seu livro de crônicas: 46,00 – frete incluso. Pedidos: deiadonadon@yahoo.com.br
deialeal@jornalaldrava.com.br ou pelo WhatsApp : 31- 98893-3779