Papa Leão XIV nomeia Dom Marco Aurélio Gubiotti como novo arcebispo de Juiz de Fora

O Santo Padre Leão XIV nomeou Dom Marco Aurélio Gubiotti como novo arcebispo da Arquidiocese de Juiz de Fora, em Minas Gerais. A decisão foi anunciada após o papa acolher o pedido de renúncia apresentado por Dom Gil Antônio Moreira, que exercia o cargo até então.

Dom Marco Aurélio Gubiotti exercia suas funções episcopais na Diocese de Itabira-Fabriciano, de onde foi transferido para assumir a arquidiocese de Juiz de Fora. A nomeação ocorre dentro dos procedimentos canônicos da Igreja Católica, que prevêem a transferência de bispos conforme as necessidades pastorais e administrativas das dioceses e arquidioceses.

Em nota oficial, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou agradecimento a Dom Gil Antônio Moreira pelos serviços prestados à Arquidiocese de Juiz de Fora e dirigiu saudações a Dom Marco Aurélio Gubiotti, desejando êxito em sua nova missão pastoral.

A Arquidiocese de Juiz de Fora é uma das mais importantes da Igreja Católica em Minas Gerais e tem papel estratégico na organização pastoral da região. A chegada de Dom Marco Aurélio marca o início de um novo ciclo administrativo e espiritual para a comunidade católica local.

A Diocese de Itabira-Fabriciano, por sua vez, deverá aguardar a nomeação de um novo bispo para dar continuidade aos trabalhos episcopais, enquanto Dom Marco Aurélio passa a dedicar-se integralmente à condução da arquidiocese juiz-forana.