Jovem desaparecido no Pico Paraná é encontrado com vida após cinco dias de buscas

Campina Grande do Sul (PR) — O jovem Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, foi encontrado com vida na manhã desta segunda-feira (5 de janeiro) após permanecer desaparecido por cinco dias durante uma trilha no Pico Paraná, conhecido ponto de montanhismo na Serra do Mar paranaense.

Segundo o Corpo de Bombeiros do Paraná, Roberto foi localizado por volta das 10h45, já na área de Antonina, após percorrer sozinho mais de 20 quilômetros desde o local onde se perdeu, ainda na descida do percurso.

Familiares e equipes de resgate comemoraram a notícia. A família confirmou o achado nas redes sociais com mensagens de agradecimento aos voluntários e equipes envolvidas nas buscas: “Vivo e bem”, escreveram.

De acordo com informações oficiais, ele apresentava sinais de ferimentos leves, escoriações e hematomas, consequência da longa caminhada em terreno acidentado, mas estava consciente e orientado quando foi encontrado. Roberto foi imediatamente encaminhado para atendimento médico em um hospital de Antonina para avaliação detalhada.

O desaparecimento e as buscas

Roberto havia saído para uma trilha no dia 31 de dezembro, acompanhado de uma amiga, quando se perdeu na descida da montanha no dia 1º de janeiro. Desde então, equipes do Corpo de Bombeiros, grupos especializados em resgate em áreas de difícil acesso e voluntários realizaram buscas intensivas pela região de mata fechada e terreno íngreme do Pico Paraná.

O Pico Paraná, com 1.877 metros de altitude, é considerado um dos pontos de trilha mais desafiadores do estado, com trechos íngremes e cobertura vegetal densa, exigindo preparo físico e experiência dos visitantes.

A localização de Roberto encerra cinco dias de apreensão para a família, amigos e profissionais de resgate, que mobilizaram esforços em uma das primeiras grandes ocorrências de busca de 2026 no Paraná.