Morre Carlos Madeira aos 85 anos; pai de André Viana e avô de Jordana Madeira

Carlos Alves Madeira, conhecido como Carlinhos Madeira, morreu aos 85 anos na manhã desta quinta-feira (18). Pai do presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana Madeira e avô da vereadora Jordana Madeira (PDT) ele foi uma das figuras mais presentes e atuantes na militância sindical ligada aos trabalhadores da antiga Companhia Vale do Rio Doce.
Nascido em 5 de fevereiro de 1940, filiou-se ao Sindicato Metabase em 5 de junho de 1959 e aposentou-se em 16 de outubro de 1988.
Mesmo após a aposentadoria, manteve participação constante na mobilização social e institucional em defesa dos direitos de trabalhadores, aposentados, pensionistas e anistiados.
Foi presidente da Associação Regional dos Aposentados e Pensionistas do Sistema Beneficiário Público e Privado de Itabira (Asprev), atuando na representação dos beneficiários do sistema público e privado.
Na década de 1990, consolidou o que o Sindicato define como um dos maiores legados de sua trajetória: a mobilização pela anistia e reinserção dos demitidos da Vale do Rio Doce. Segundo a entidade, ele esteve 107 vezes em Brasília para participar de audiências, articulações e reuniões com lideranças políticas nacionais, em defesa da recolocação de trabalhadores dispensados durante o processo de reestruturação da mineradora.
O próprio sindicato registrou que essas viagens eram organizadas com poucos recursos e dependiam de doações, vaquinhas e deslocamentos simples. Mesmo assim, Carlinhos mantinha presença frequente nos espaços de negociação, dialogando com políticos como Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (mesmo partido).
Carlinhos tinha 59 anos de casamento com Clarisse Viana Madeira e era pai de 12 filhos.