O evento gratuito será realizado entre agosto e setembro e reúne tradição e contemporaneidade nos palcos históricos das cidades

“Imagine uma onda que não vem do mar, mas do tambor. Uma corrente de som que atravessa o corpo, estremece o chão e colore o ar”. É com esse sentimento que o Festival Os Sons do Brasil retorna à região dos Inconfidentes com uma programação potente, diversa e gratuita. Entre os dias 29 e 31 de agosto, o evento ocupa o Museu Boulieu, em Ouro Preto, e segue para o Museu de Mariana entre os dias 5 e 7 de setembro, celebrando a pluralidade sonora que marca a música brasileira.

A edição deste ano traz ao palco de Ouro Preto grandes nomes da cena nacional, como Sandra Sá, Russo Passapusso & Ministério Público SoundSystem, Azymuth e Carlos Dafé, ao lado de artistas que renovam e reinventam a música brasileira como Jazz das Minas, Big Band Cefart,  DigitalDubs e Sabrina Malheiros. Em Mariana, Roberta Sá é o grande destaque ao lado de artistas como Thiago Delegado, Fernando Bento, Luê, Carla Sceno, Allan Abbadia, Silas Prado, Erica Curtiss, além de Manoel e Filipe Cordeiro, que trazem o Baile do Papai.

 

Para 2025, o festival se reafirma como um espaço de celebração e reconhecimento. A proposta é mais do que ouvir: é sentir e vibrar. Entre tambores de terreiro, cordas dedilhadas e cantos que vêm da rua e da saudade, Os Sons do Brasil convida o público a mergulhar numa identidade sonora feita de muitas curvas, cores e histórias.

O Festival Os Sons do Brasil é viabilizado através da Lei Rouanet com o patrocínio master da Vale, patrocínio da J. Mendes,  apoio da Prefeitura de Ouro Preto, Prefeitura de Mariana, Museu Boulieu e do Museu de Mariana. Uma realização da Bento Produção Cultural e Ministério da Cultura – Brasil União e Reconstrução.

Trupe Sons do Brasil 

 

Com uma proposta lúdica e educativa, a Trupe convida o público de escolas, centros comunitários e espaços culturais a embarcar em uma viagem sonora pela história da música brasileira, resgatando gêneros e expressões que vão desde os cantos dos povos originários até o funk e o hip hop contemporâneo.

Neste ano, o espetáculo percorre as cidades de Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Congonhas e Itabirito. A itinerância começa no dia 29 de agosto em Passagem de Mariana, marcando o início de uma jornada que levará música, teatro e aprendizado a escolas e centros comunitários e culturais de Minas Gerais.

Programação – AGOSTO/SETEMBRO 2025 | FESTIVAL OS SONS DO BRASIL

Ouro Preto | Museu Boulieu

29 de agosto (sexta-feira) – a partir das 19h30

DJ Pátrida

Big Band Cefart – Palácio das Artes

Sandra Sá

30 de agosto (sábado) – a partir das 15h

Cortejo Sons do Brasil

A partir das 18h30

DJ Pátrida

Jazz das Minas

Azymuth convida Sabrina Malheiros

Carlos Dafé

31 de agosto (domingo) – a partir das 15h

DigitalDubs

Russo Passapusso & Ministereo Público SoundSystem

Mariana | Museu de Mariana

05 de setembro (sexta) – partir das 19h30

DJ Pátrida

Luê

Baile do Papai – Manoel Cordeiro convida Felipe Cordeiro

06 de setembro (sábado) – partir das 18h30

DJ Pátrida

Erika Curtiss

Thiago Delegado convida Fernando Bento

Roberta Sá

07 de setembro (domingo) – a partir das 16h

DJ Pátrida

Allan Abbadia apresenta IFÈsta, participação Silas Prado

Carla Sceno

Serviço:

Festival Os Sons do Brasil

Datas e locais: Dias 29, 30 e 31 de agosto no Museu Boulieu em Ouro Preto e dias 05, 06 e 07 de setembro, no Museu de Mariana, em Mariana.

Redes Sociais: @festivalsonsdobrasil