10 de Janeiro de 2025 na Igrejinha do Rosário, às 19 h, em Itabira
O Padre Júlio César Santos, da Paróquia Santo Antônio, no bairro Gabiroba, convida toda a comunidade para o lançamento de seu livro “IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETOS DE ITABIRA: história, arquitetura e arte”.
“Este livro foi resultado de um trabalho que se iniciou na pós-graduação em História da Arte pela faculdade Dom Luciano Mendes, em Mariana/MG. O livro remonta à História da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, da cidade de Itabira/MG, e descreve alguns de seus bens móveis e integrados, dando ênfase à nave do edifício, ao acervo da capela-mor e à sua singular pintura de forro. Apesar de pouco estudada e pela escassez de referências, a igreja tem grande valor religioso, histórico e cultural, por ser uma das primeiras construções religiosas do século XVIII da região de Itabira do Mato Dentro, além de ser o único patrimônio da cidade tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o que ocorreu no dia 23 de dezembro de 1949.
A primeira parte do livro mostra o aspecto histórico e artístico da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Além de apresentar uma versão mais próxima da verdadeira história da igreja, aponta as intervenções e restaurações pelas quais ela passou, ao longo dos anos, até a última, realizada em 2017. Já a segunda parte descreve a própria igreja, seus elementos arquitetônicos em estilo rococó, a planta arquitetônica e os dois altares do arco-cruzeiro e sua composição escultórica.
A terceira parte, por fim, mostra a arte das esculturas que compõem o altar-mor, muitas delas confeccionadas entre os séculos XVIII e XIX. Além disso, traz a inédita descrição da lindíssima pintura de forro da capela-mor. A obra conta uma história mais recente e atualizada da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, dona de uma primordial beleza e com um edifício de uma singularidade das construções presentes na cidade, que nos permite voltar ao passado e imaginar como fora a vida e as práticas do cotidiano daqueles que nos antecederam.
É, ainda, muito relevante para o conhecimento de pesquisadores das áreas da história, arte e arquitetura sacras, para a Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano e principalmente para todos os itabiranos que desejarem conhecer um pouco mais sobre a sua cidade e, de uma maneira específica, sobre a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que teve importante papel no início da fundação do Arraial de Itabira do Mato Dentro, no século XVIII.”