Na tarde da última sexta-feira (5), foi inaugurado o Núcleo Tecnológico Educacional Municipal, o primeiro espaço de tecnologia municipal dedicado à Educação da região do Médio Piracicaba. O objetivo do espaço é promover a inovação, melhorar o acesso e preparar estudantes e educadores para um ambiente de aprendizagem cada vez mais digital e globalizado. A estrutura dará suporte pedagógico aos usuários com capacitação voltada para incorporação das tecnologias no dia a dia no processo de ensino e aprendizagem. Durante a entrega do espaço, o prefeito Marco Antônio Lage falou da importância do núcleo diante do desenvolvimento das novas tecnologias e como os estudantes vão se preparar para o futuro. “A tecnologia é uma realidade e fundamental nos dias de hoje. É inadmissível a escola pública não proporcionar um ensino voltado para a tecnologia e inovação. Este núcleo será importantíssimo, porque estamos na era digital, da tecnologia 4.0. Com o acesso à educação de qualidade os jovens estarão preparados para o mercado de trabalho”, disse o prefeito. A inauguração do núcleo de tecnologia representa a realização de um antigo sonho para estudantes e profissionais da educação. “O que está acontecendo aqui hoje é um processo longo que passamos e agora a nossa voz foi ouvida. Estamos realizando um sonho de muitos anos. A tecnologia está em todo lugar e não podemos deixar os nossos alunos sem capacitação. Educação de qualidade, de inclusão, de valorização e é isso que vamos fomentar aqui neste núcleo”, afirma Idalina Gregório, coordenadora do núcleo. A princípio, o núcleo atenderá aos alunos da rede municipal, do 6º ao 9º ano, no contraturno escolar com aulas de informática e robótica, voltadas para a tecnologia. Os professores das escolas municipais também receberão cursos de capacitação. A iniciativa ainda será estendida para toda a comunidade, com cursos e oficinas na área tecnológica. O espaço conta com um moderno kit de robótica, 38 computadores, 15 notebooks e mesa interativa. O Núcleo Tecnológico Educacional Municipal está localizado à rua Minervino Bethônico, nº 8, bairro Pará.

A Escola Municipal Pedreira do Instituto comemora 40 anos e ganhou de presente a inauguração da reforma completa do prédio que abriga a instituição. A manhã desta sexta-feira (5) foi de festa, com música, apresentação de alunos e discursos emocionados.

O prédio foi todo revitalizado com troca da rede elétrica e hidráulica, ampliação da cozinha, reforma dos banheiros e adequação da sala da coordenação pedagógica. A escola ainda ganhou duas novas salas, que serão utilizadas para reforço, com aulas no contraturno escolar. A quadra também foi revitalizada e pintada para garantir o entretenimento e a prática esportiva para os cerca de 320 estudantes do Ensino Fundamental I.

Para celebrar, os alunos cantaram o hino da escola, o hino de Itabira e um louvor em agradecimento pela conquista de uma nova escola e em comemoração ao aniversário de quatro décadas da instituição de ensino.

Para o prefeito Marco Antônio Lage, a entrega de mais uma escola moderna e estruturada em Itabira, representa o compromisso do governo com uma educação inclusiva e de qualidade. “A educação sempre foi prioridade nesta gestão. Uma boa educação vai além da estrutura física, passa pela inclusão e inovação pedagógica, o que fortalece o vínculo da comunidade e a escola, e é isso que buscamos para Itabira”.

A diretora da escola, Aparecida Dias, lembrou-se das dificuldades enfrentadas em anos anteriores. “Hoje eu estou recebendo um presente, quando a escola completa 40 anos. Eu que estudei aqui nesta comunidade, sonhava com uma escola reformada, assim como vocês. A qualidade da educação em um espaço adequado, onde as crianças se sintam mais felizes e acolhidas, é muito melhor”, afirmou a diretora.

A assistente administrativa Polliane Gomes é mãe de duas alunas da escola, Lívia e Helena. Ela disse que a reforma vai fazer muita diferença na vida das filhas. “A reforma da escola foi uma obra de grande relevância para a comunidade, principalmente para nossas crianças. A escola nunca teve uma obra assim, foi um grande feito. A palavra de hoje é gratidão”, enfatizou.