Na tarde de 26 de julho de 2021, a Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes se reuniu em sessão solene, para dar posse a duas novas acadêmicas efetivas.
Magna Campos, escritora e professora tomou posse na cadeira de número 3, cujo patrono é Machado de Assis e Giseli Barros, escritora e professora tomou posse na cadeira de número 39, cujo patrono é José Severiano de Resende.
A presidente Hebe Rôla destacou na abertura da cerimônia a importância da renovação dos quadros acadêmicos, especialmente com pessoas dinâmicas e de comprovada competência na produção literária. O acadêmico J. B. Donadon-Leal fez o discurso de saudação a Magna Campos, dizendo que o discurso literário da novel acadêmica é acolhedor e didático, numa amálgama da escritora com a escritora.
Andreia Donadon Leal fez o discurso de saudação a Giseli Barros, deixando caracterizado o espírito criativo e humano da escritora. Em seguida Magna Campos fez discurso de saudação a Machado de Assis, se patrono, e Giseli Barros a José Severiano de Resende.
As posses foram formalizadas com a leitura da ata e entrega de diplomas. Como reconhecimento ao competente trabalho desenvolvido frente ao Movimento renovador deMariana e em prol da educação e da cultura de Mariana, a Casa de Cultura conferiu à professora Raimunda dos Anjos, a Grande Medalha de Mérito Cultural da Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes.
A sessão especial contou com a presença do Prefeito de Mariana, Juliano Vasconcelos e do jornalista, Luiz Loureiro (Editor da Agência Primaz de Comunicação). Participaram da sessão os seguintes acadêmicos efetivos: Hebe Rôla (Presidente), J.B.Donadon Leal (Vice-presidente), Andreia Donadon Leal (Tesoureira) e Anicio Chaves (Secretário). FOTOS: J.B.Donadon-Leal