A Samarco realizou seu primeiro embarque dia 11/01, apenas 20 dias após o reinício das operações no complexo Germano, no dia 23/12.
A retomada da empresa era aguardada pelas comunidades em que sua operação é base da economia. Representando cerca de 50% da arrecadação de Mariana, 35% da arrecadação de Ouro Preto, 6,5% do PIB do Espírito Santo, dados referentes ao ano de 2015 em plena operação. O primeiro embarque do navio, que tem como destino a Europa, foi carregado com cerca de 75 mil toneladas de pelotas de minério de ferro.
Os novos prefeitos estão interessados na retomada da Samarco, apesar de não ter prefeito definitivo, Mariana também se interessa pelo retorno das operações da Samarco, a empresa sempre foi a maior empregadora da cidade, além de gerar cerca de 50% de toda a arrecadação do Município.
O vácuo na arrecadação foi vivida por Duarte Júnior, que diante do controle da crise do rompimento da barragem acabou sendo reeleito, hoje como presidente da Câmara e naturalmente o prefeito interino, Juliano Duarte, irmão de Duarte Júnior pode ser o felizardo a perceber a liquidez da operação da Samarco, claro que se for dado a ele tempo de tocar a prefeitura, pois a eleição extemporânea não é descartada.
Já em Ouro Preto, o prefeito Angelo Oswaldo entende que a Samarco tem sua função iniciada no distrito de Antônio Pereira, com suas reservas de minério de ferro, apesar de conhecer o impacto do empreendimento, o prefeito disse durante a posse que antes de conversar com a Samarco, quer que Ouro Preto seja incluído nos programas da Renova.
A empresa também foi o interesse dos vereadores em sua primeira semana de trabalho, aprovaram Requerimento, por 14 votos para que a Samarco fale sobre a estrada que liga Antônio Pereira à Praça Tiradentes.
O Impacto Econômico da Samarco também é outro ponto que interessa às autoridades e à população que busca trabalhar, prestar serviços ou vender para ela.
A Samarco enviou três notas de resposta referentes aos assuntos questionados e sobre seu primeiro embarque:
Primeiro embarque
“A Samarco informa que o primeiro embarque do navio, com cerca de 75 mil toneladas de pelotas de minério de ferro, ocorreu no último dia 11 de janeiro, com destino à Europa. A empresa retomou suas operações no dia 23 de dezembro do último ano, com 26% de sua capacidade produtiva total, que representa a produção de cerca de 78 milhões de toneladas de minério de ferro por ano (Mtpa).